quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Biblioteca infantil recebe o III Encontro de Literatura Afro-Brasileira

Cristiane Sobral



A Fundação Municipal de Cultura, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SMED), realiza nos dias 24 e 25 de outubro, na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte (BPIJBH), o III Encontro de Literatura Afro-Brasileira, que tem como objetivo apresentar e ampliar o conhecimento sobre autores e obras que tenham uma relação com a cultura afro-brasileira.

Em 2013, o evento comemora os dez anos de implementação da lei que instituiu a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira nas escolas. Durante os dois dias do evento ocorrem palestras, apresentações e conferência. A abertura terá uma performance da escritora e atriz Cristiane Sobral. A entrada é gratuita.

O Encontro de Literatura Afro-brasileira teve sua primeira edição no ano de 2011 e, desde então, compreende um importante momento de reflexão sobre as relações entre os afrodescendentes e a literatura de nosso país. A edição de 2013 tem como temas centrais os dez anos de implementação da Lei 10639/03, que propõe novas diretrizes curriculares para o estudo da história e cultura afro-brasileira e africana, e as questões de gênero que permeiam as produções literárias ligadas a esse segmento.

No primeiro dia do Encontro acontece a conferência “Mulher e Literatura: conceitos em debate”, às 19h, com a doutora Constância Lima Duarte, professora da Faculdade de Letras da UFMG, que possui pesquisas acerca da literatura de autoria feminina e do movimento feminista no Brasil. Na abertura do evento, às 18h, a renomada atriz e escritora Cristiane Sobral, que é ocupante da Academia de Letras do Brasil, realiza uma performance, e, no dia seguinte, participa de uma roda de conversa, às 9h, que também conta com a presença de Simone Teodoro, da BPIJBH, e Rosália Diogo, do Núcleo de Relações Étnico-Raciais da SMED. O tema do debate é a Literatura Negra Feminina.

Para fechar o Encontro, acontece a palestra “Literatura afro-brasileira na atualidade”, às 14h, com a escritora Conceição Evaristo, participante ativa dos movimentos de valorização da cultura negra no Brasil, e que possui uma produção literária marcada pelas suas vivencias de mulher negra na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog