domingo, 27 de outubro de 2013

Não me falem em consciência Negra... - Texto de Verônica Sol




Não me falem em consciência negra...
20 de novembro de 2012 às 12:28


Não venham me falar de consciência negra, nós sabemos quem somos e branco algum vai ter a nossa consciência enquanto aceitarmos de cabeça baixa que nos ofereçam cotas prá chegarmos algum lugar ou enquanto ficarmos feito macaquinhos pulando no Largo Zumbi, festejando alguma esmola.

Todo o negro admira Obama e Joaquim Barbosa, mas estudar prá ser pelo menos parecido, ninguém quer. Sou contra qualquer "favor" que vise ajudar os negros porque sou negra e sempre lutei prá conseguir chegar até aqui. Fiz dois concursos públicos, passei nos dois e pude escolher onde queria assumir, mas quero informar que no primeiro fui fazer a prova sob um sol escaldante, numa temperatura de 38º, com as pernas cheias de eritemas nodosos em razão da talassemia.

 O segundo, havia dado à luz ao meu segundo filho e amamentava. Durante a prova os seios encheram duas vezes e doía muito, mesmo assim preferi concluir a prova. Nunca esperei nada de ninguém, sempre fui à luta porque é preciso que vejam e sintam nosso valor. Alguns preconceituosos me puxaram o tapete, mas havia pessoas de boa índole que confiavam em mim, acreditavam no meu potencial e assim as promoções foram chegando. Então, você ai, que é negro e está esperando alguém te dar uma força...levanta desta cadeira, vá estudar e comece já a mudar o seu destino porque toda a caminhada começa com o primeiro passo.

 Negros não vieram para esta terra por escolha, mas já que aqui estamos e ajudamos construir este gigante, vamos lutar pela igualdade, e ela começa quando aceitamos o desafio de fazermos melhor. Por isso, não me falem de consciência negra, de abolição, de cotas e igualdade. Levante e VÁ.


Verônica Sol

articulista e cronista

Porto Alegre-RS - Brasil




a cantora Margareth Meneses

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog