domingo, 20 de outubro de 2013

Teresa - texto de Viegas Fernandes da Costa

Teresa baixou os olhos, mirou seus seios.
"São meus!" - exclamou.
Desceu as mãos. Perdeu-se
"Meu deus!"
Teresa desceu a saia, o pudor. Desceu os pelos, a pele. desceu tudo seu.
desceu as escadas à rua. Desceu à praia, ao mar.
"Sou eu"
Desceu tanto, entretanto, que desceram todos, os outros, à rua, à praia.
Desceram palavras como pedras, desceram rebentos à carne. Disseram-na feia, disseram-na velha, disseram na vulgar.
Teresa não disse nada!
Lavou os cabelos, longos e negros. Lavou-se toda por fora, por dentro.
Lavou-se inteira Teresa.
"É Teresa!" - explicavam. Sempre há quem chega tarde.
"Sou eu!"
Lavou-se ao avesso, estendeu-se em nudez. esparramou-se um seio, outro também. Toda flacidez, as coxas luziam, os braços, o ventre.
Teresa sorria!
"Meu deus!"
Já plena e lavada, Teresa subiu à praia, à rua, às escadas, ao povo reunido que a acercou:
"Então? - perguntou.
Não houve pedras, não houve palavras. Não houve nada!

Desde então todos sabem: Teresa é mulher, e toda manhã cruza a cidade ao mar, nua, toda ela, pêlos, pede prazer. Toma seu banho, estende seu corpo e volta pra casa.
Teresa é mulher invejada.



Viegas Fernandes da Costa

historiador e escritor
servidor da Biblioteca de Blumenau-SC - Brasil


Parabéns escritor no dia do poeta 20 de outubro
pianista nua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog