quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Com reportagem sobre violência contra mulher negra, Radio UFMG Educativa vence Prêmio Abdias Nascimento



Com reportagem sobre violência contra mulher negra, Rádio UFMG Educativa vence Prêmio Abdias Nascimento

Vanessa e Paula




Em cerimônia realizada ontem, 11 de novembro, no Rio de Janeiro, a Rádio UFMG Educativa foi premiada na categoria especial do Prêmio Abdias Nascimento, com a reportagem Pele escura, morte invisível: a violência contra a juventude negra.

A reportagem, produzida pelos jornalistas Vanessa Bugre, Paula Alkmim e Vinícius Luiz e com produção técnica de Paulo César Ribas, integra série que discutiu o perfil da violência contra a juventude no Brasil. Segundo a jornalista Vanessa Bugre, o perfil do jovem brasileiro que sofre violência é bem delimitado.

“No geral, esse jovem é negro, tem entre 15 e 29 anos e mora na periferia. A ideia da nossa série de reportagens foi mostrar a quais tipos de violência este jovem está sujeito e se há políticas públicas voltadas para o problema”, aponta.

Pele escura, morte invisível: a violência contra a juventude negra focaliza a mulher negra, que não é vítima apenas de violência física. “A morte do jovem negro atinge a menina negra, porque muitas vezes esse garoto é seu irmão, um membro da sua família. Dessa forma, a violência sofrida pela mulher jovem e negra vai além da violência física”, conclui.

Prêmio Abdias Nascimento
Lançado em 2011 pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ), o Prêmio homenageia o ex-senador Abdias Nascimento, ícone da luta contra o racismo e defensor dos direitos humanos.

Criado para valorizar o conteúdo jornalístico capaz de tornar visível o racismo como fator estrutural das desigualdades socioeconômicas do Brasil, simboliza a busca por um jornalismo plural, que valorize a diversidade brasileira. A lista com os ganhadores de todas as categorias está disponível no site do prêmio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog