quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Fatos Históricos importantes do dia 14 de novembro

Goerg Wilhelm Friedrich Hegel




Em 14 de novembro de 1831 - Faleceu o filósofo alemão Georg Wilhelm Friedrich Hegel, nascido em 1770.
Revolta da Vacina

Em 14 de novembro de 1904 - revolta da Vacina. Movimento Social cujo o pretexto era a vacina obrigatório na verdade tratava-se de um protesto espontâneo contra a carestia na cidade do Rio de Janeiro, mas também a necessidade de um bom saneamento básico, e a eliminação dos focos dos mosquitos.


Em 14 de novembro de 1918 - A criação da antiga Tchecoslováquia, resultado de uma longa luta dos tchecos contra o governo austríaco. A União do territórios tchecos e e eslavos foi oficialmente proclamado nesta data. O tratado de Saint Germain reorganizou nove repúblicas. A Tchecoslováquia herdou uma grande parte da industrias de mornarquia austro-húngaro, pois era economicamente mais favorável. Fruto do pós Primeira Guerra Mundial.
Condeleezza Rice

Em 14 de novembro de 1954 - Nasceu Condeleezza Rice ex- secretária de Estado norte americano
Almir Sater

Em 14 de novembro de 1956 - Nasceu Almir Sater, cantor, ator e violeiro brasileiro

Max de Castro
Em 14 de novembro de 1972 - Nasceu o músico e cantor brasileiro Max de Castro.
João Bernardo Vieira - Nino Vieira

Em 14 de novembro de 1980 - João Bernardino Vieira conhecido como Nino Vieira, derrubou o governo de Luis Cabral num golpe de Estado, sem derramamento de sangue o que levou a desvinculação do PAIGC de Cabo Verde que preferiu se tornar um partido separado. A Constituição foi suspensa e um Conselho Militar da Revolução com nove membros convocados sob o comando de Vieira. E em 1984 uma nova constituição foi aprovada e o país retornou a um regime civil.
Em 14 de novembro de 1981 - Gâmbia anunciou a formação de uma Confederação com o Senegal.
Jornal O Estado de São Paulo
Em 14 de novembro de 1983 - O jornal O Estado de São Paulo, sofreu com um atentado co uma explosão de um carro no seu pátio.

Em 14 de novembro de 1996 - O governo brasileiro autorizou a participação de 120 militares brasileiros na Força multinacional da ONU em atuação no Leste do antigo Zaire, no continente africano, por um período médio de 4 anos.
Em 14 de novembro de 2009 - O governo da Guiné Bissau aprovou o novo acordo ortográfico da língua porutguesa numa sessão extraordinária do Conselho de Ministro, pressidido pelo presidente Malom Bacai Sanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog