quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Mostra Cinema e Direitos Humanos chega a Manaus no próximo dia 28

Mostra Cinema e Direitos Humanos chega a Manaus no próximo dia 28
Em sua oitava edição, evento traz produções internacionais que discutem temas como diversidade, inclusão e direito à memória; sessões serão gratuitas

Manaus, AM,
ACRÍTICA.COM
 Animação [Mostra Cinema e Direitos Humanos]
Animação brasileira “Uma história de amor e fúria” é destaque da abertura (Reprodução)
Trinta e oito filmes sul-americanos, entre curtas, médias e longas-metragens, integram a seleção da Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América Latina, que acontece entre os dias 26 de novembro e 22 de dezembro, no Distrito Federal e nas 26 capitais brasileiras. Em Manaus, a mostra vai realizar exibições gratuitas no Teatro da Instalação em duas etapas, dos dias 28 a 30 deste mês, e de 5 a 7 de dezembro. A iniciativa é da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em parceria com o Ministério da Cultura, com produção local da Amazon Films.

A abertura da mostra em Manaus será no dia 28, às 19h, com a exibição do longa brasileiro de animação “Uma história de amor e fúria” e do curta pernambucano “A onda traz, o vento leva”. Nas demais datas, as sessões iniciam sempre às 13h. Na sessão de abertura, serão distribuídos gratuitamente kits com camisa grátis do evento.

As 38 produções que compõem a seleção são divididas em quatro categorias: Mostra Competitiva, Mostra Vladimir Carvalho (veja o Busca) e Mostra Cinema Indígena.

A Mostra Competitiva reúne 24 filmes de diferentes países da América do Sul, sendo 13 longas, sete médias e quatro curtas. Os filmes selecionados enfocam temas relacionados aos Direitos Humanos, como inclusão das pessoas com deficiência, diversidade sexual, direito à memória e à verdade, população de rua, preconceito racial, direito ao trabalho digno, entre outros.

Cinema indígena
A nova edição da mostra também abre espaço para a produção de cinema realizada por cineastas indígenas, que cresceu no País permeada tanto por questões estéticas como por questões políticas. Além dos filmes presentes nessas categorias, serão exibidos também filmes convidados, como é o caso do documentário produzido pela SDH, “Paredes invisíveis: Hanseníase Região Norte”.

Todos os filmes da mostra serão exibidos com closed caption para pessoas com deficiência auditiva. Haverá também sessões com audiodescrição para pessoas com deficiência visual. Confira a programação completa no endereço: http://culturadigital.br/cinedireitoshumanos/.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog