sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Semana da Consciência Negra - MAE UFPR - Cultura e Religiosidade




Mãe promove a Semana da Consciência Negra em Paranaguá
Por  CBN Foz | Para: CBN Foz Comente agora


Na próxima semana, a partir de terça-feira (19), até o dia 23 de novembro, o Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE), em Paranaguá, realiza a “Semana da Consciência Negra” sobre o tema da “Cultura e Religiosidade”. Várias atividades serão realizadas neste período, como mesas-redondas, palestras, apresentações de dança, música, capoeira e a abertura de duas exposições: a mostra de trabalhos dos alunos de Artes da UFPR Setor Litoral e “Sunguilar: Contos Africanos”. A realização é do MAE em parceria com o Núcleo de Estudos Brasileiros (NEAB/UFPR).

Transporte – Nos dias dos eventos, a UFPR disponibilizará um ônibus gratuito, com vagas limitadas, para o transporte dos interessados em participar das atividades. O ônibus sai de Curitiba, da Reserva Técnica do MAE ─ campus Juvevê, às 15 horas e da Reitoria (em frente à Livraria do Chain), às 15h30. O retorno de Paranaguá para Curitiba está previsto para às 22 horas. Os interessados devem enviar nome, telefone, RG e os dias que pretendem participar para o e-mail maert@ufpr.br, até o dia 18 de novembro, às 13h30.

A semana tem a intenção de promover a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A promoção é uma realização conjunta entre o NEAB; o Movimento Negro do Litoral (MNL); o Departamento de Antropologia; a Editora da UFPR e o grupo “Sociais em Prosa”, do curso de Ciências Sociais do Instituto Federal do Paraná. A sede expositiva do MAE em Paranaguá fica na Rua XV de Novembro, 575, Centro Histórico e abre ao público de terça-feira a domingo (inclusive feriados), das 8 às 20 horas.

Consciência Negra – Na quarta-feira (20), “Dia da Consciência Negra”, às 19h30, será realizada a mesa de debates “Cultura Afro-Brasileira: Perspectivas” com as presenças de Gerson Luis Augusto, líder do Movimento Negro do Litoral; Edna da Silva Sundadozo, representante do Quilombo de Batuva e Éric Vieira, representante do Candomblé. Ainda às 20h30 o Grupo de Samba de Caboclo Odoyá fará uma apresentação. O dia será encerrado com a degustação de prato tradicional brasileiro, às 21h30. A programação completa pode ser conferida no site http://www.proec.ufpr.br/links/mae.htm.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog