segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Fatos Históricos importantes do dia 27 de janeiro


Gregório de Matos
escritor brasileiro
Em 27 de janeiro de 1668 - O escritor brasileiro Gregório de Matos  foi incumbido de representar a Bahia na corte de Lisboa.
Radamés Gnatalli


Em 27 de janeiro de 1906 - Nasceu o músico e compositor brasileiro Radamés Gnatalli (falecido em 1988)
Waldir Azevedo


Em 27 de janeiro de 1923 - Nasceu Waldir Azevedo musico brasileiro (já falecido).
prisioneiros de Auschwtz



Em 27 de janeiro de 1945 - O exército soviético libertam os prisioneiros de Auschwtz, porém o video acima foi realizado no processo de guerra fria que ocorreu após a segunda guerra mundial, entre Estados Unidos e URSS, e por isto este instrumento histórico precisa ser analisado a luz de uma razão, a interpretação..Em termos de história devemos ater a esses detalhes, e analisar sempre todo o material pois tudo está sujeito a propaganda ideológica.
Em 27 de janeiro de 1948 - O jornal Classe Operária editou o Manifesto de Janeiro que inicia a mudança da linha de atuação do Partido Comunista Brasileiro.
Djavan


Em 27 de janeiro de 1949 - Nasceu o cantor e compositor brasileiro Djavan
Oswaldo Aranha



Em 27 de janeiro de 1960 - Faleceu Oswaldo Aranha, político e diplomata brasileiro, que na Organização das Nações Unidas - ONU, conseguiu criar e impor o Estado de Israel na Palestina, e apenas reconhece o Estado judaico, os outros povos não, daí a luta dos palestinos até o presente para o reconhecimento e a criação do Estado Palestino.
Em 27 de janeiro de 1978 - Proclamada a Declaração Universal dos Direitos dos Animais, na assembléia da Unesco em Bruxelas.
Howard Zinn


Em 27 de janeiro de 2010 - Faleceu Howard Zinn, historiador, cientista político, ativista libertário e dramaturgo estadunidense.
Boate Kiss em Santa Maria


Em 27 de janeiro de 2013 - Aconteceu o incêndio na Boate Kiss em Santa Maria -RS no Brasil, um acidente provocado pelo uso de um fogos de artifícios por uma banda musical. E o resultado foi uma fogueira que matou 242 pessoas deixando 119 internadas por inalações de fumaça tóxica. Este fato revelou a fragilidade e o desrespeito das autoridades brasileiras em relação a seguranças dos prédios públicos e privados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog