segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Fatos Históricos importantes do dia 17 de fevereiro

Em 17 de fevereiro de 1854 - O Decreto n.1331, estabelecia que nas escolas públicas do Brasil não seriam admitidos escravos, vale informar que pela constituição da época era proibido negros de estudar. E a previsão de estudos adultos dependia da disponibilidade dos professores. E o Decreto n.7031 de setembro de 1871 ainda estabelecia que negro só poderia estudar no período noturno.
Adolphe Thiers


Em 17 de fevereiro de 1871 - Durante a Comuna de Paris, reunidos em Bordéus sudoeste da França em Assembléia elege-se Adolphe Thiers (ex-ministro do rei Luis Felipe durante a monarquia de julho) chefe do poder executivo da República Francesa. E enquanto não foi tomada uma decisão relativa as instituições da França. No final de fevereiro  Thiers apresenta o projeto limiar do Tratado de Paz e entrega Alsácia e Lorena à Alemanha.
Em 17 de fevereiro de 1922 - Encerrou-se a Semana de arte de 1922
Em 17 de fevereiro de 1922 - O governador de São Paulo Washington Luiz apoia o Movimento de Arte de 1922.
Paulo Moura


Em 17 de fevereiro de 1933 - nasceu em São José do Rio Preto-SP, Paulo Moura, músico flautista, saxofonista, clarinetista compositor e arranjador brasileiro.

Em 17 de fevereiro de 1945 - Em Londres, Conferência Sindical com a participação de mais de 50 países, aprova a criação da Federação Sindical Mundial.
Antiga colônia britânica, a Gâmbia obteve sua independência em 1965. É um país localizado no continente africano, considerada a menor nação em extensão territorial da África. A Gâmbia faz fronteira com o Senegal, além ser banhada pelo oceano Atlântico.
Em 17 de fevereiro de 1965 - Independência de Gâmbia
Pixinguinha


Em 17 de fevereiro de 1973 - Faleceu o músico brasileiro Pixinguinha, como era conhecido Alfredo da Rocha Viana Filho nasceu em faleceu no Rio de Janeiro, foi  flautista, saxofonista, compositor e arranjador.
Em 17 de fevereiro de 1983 - O jornal o Correio de Uberlândia publicou uma referencia ao carnaval reconhecendo a participação do prefeito Zaire Rezende numa festa produzida pelos mais pobres ou seja da Comunidade Negra. Assunto citado na tese universitária de Fernanda Santos intitulada "Luta e Tensão Social na Imprensa Uberlandense.
Darcy Ribeiro



Em 17 de fevereiro de 1997 - Faleceu Darcy Ribeiro escritor e antropólogo brasileiro.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog