segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Fatos Históricos importantes do dia 24 de fevereiro


D. José I



Em 24 de fevereiro de 1777 - Falece em Lisboa, D. José I, rei de Portugal. Em seu lugar assumiu D. Maria I, chamada no Louca. No governo de D. José, os jesuítas foram expulsos de seus domínios, por ordem do Marquês de Pombal, um Déspotas esclarecido.

Em 24 de fevereiro de 1848 - É publicado em Londres o Manifesto Comunista, primeiro documento programático do Comunismo Científico de autoria de Marx e Engels.
Henry Frankfort
Em 24 de fevereiro de 1897 - Nasceu o egiptólogo Henri Franckfort, arqueólogo e orientalista neerlandês.
Pablo Milanês


Em 24 de fevereiro de 1943 - Nasceu o cantor, compositor e violonista cubano Pablo Milanês, natural de Bayamo-Cuba
Geraldo Simplício - Nego
obra de Nego - Retirante
obra de Nego - a Mulher
Em 24 de fevereiro de 1943 - Nasceu na cidade de Aurora - CE, o artista plástico Geraldo Simplício - o Nego.
Socorro Acioli

livro de Socorro Acioli


Em 24 de fevereiro de 1975 - Nasceu Socorro Acioli, escritora brasileira natural de Fortaleza - CE, formada em comunicação social, mestre em literatura brasileira, doutoranda na Universidade Federal do Ceará. Premio Jabuti.

Horácio Macedo


Em 24 de fevereiro de 1999 - Falece Horácio Macedo, ex-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ importante dirigente do Partido Comunista Brasileiro - PCB e um dos líderes da resistência ao liquidacionismo do Partidão em 1992.
Em 24 de fevereiro de 2012 - A Comitiva da Fundação Palmares dirigiu-se ao litoral sul fluminense na região de Angras dos Reis, outra área de especulação imobiliária e significativamente para enregar o documento pertencente à Comunidade Remanescente de Quilombo de Santa Rita do Bracuí. Na oportunidade veja (foto) o presidente Eloy ferreira de Araujo reverencia o mestre jongueiro Zé Adriano.



Em 24 de fevereiro de 2012 - Paulo Henrique Amorim, recebeu apoio de membros da Comunidade Negra, ao ser processado por racismo. A história toda começa em 24 de novembro quando ele esteve no Sindicato dos Bancário para uma palestra, sobre Cotas raciais, e acabou ofendendo pessoas que não gostou da expressão usada por ele "quando disse Negro de Alma Branca", uma expressão racista, que devido a cristalização social do racismo muitas pessoas dizem sem no entanto tomar ciência do grau de violência que isto representa no seio da cultura negra, é mesmo que dizer que é um ser falsificado. É negro porém a alma é de um branco.Como alguns membros da comunidade entenderam que o jornalista era quase um ignorante no assunto deram apoio moral entre estes a professora da Universidade Federal de Juiz de Fora Dra.Adenilde Bispo e Eduardo Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog