segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Formado no Líbano novo governo

Bandeira do Líbano

Formado no Líbano novo governo


Beirute

Foi formado neste sábado em Beirute um novo governo de coalizão para o Líbano, após 10 meses de impasse. O gabinete incluirá pela primeira vez em três anos aliados do ex-primeiro-ministro Saad Hariri e do movimento radical islâmico-xiita Hezbollah.


O nome de Tamam Salam para chefe de governo já estava definido desde abril do ano passado. Mas, existia divergência entre os partidos da coalizão para ocupar os 24 ministérios. Parte dessa divisão se devia às relações dos partidos com a guerra civil na vizinha Síria.


Grupos muçulmano-sunitas, em especial ligados a Hariri, criticavam o Hezbollah pelo envio de milicianos para lutar junto com as forças do regime do presidente Bashar al-Assad. Após 10 meses, os dois grupos concordaram em repartir os ministérios, nos quais cada um ficará com oito.

Mapa do Líbano.

Os oito ministros restantes são personalidades aliadas do presidente do Líbano, Michel Suleiman, considerado neutro, ou ao dirigente druso Walid Jumblatt, centrista. Desta forma, nenhum dos dois grupos adversários terá direito a veto sobre as decisões do governo. O novo primeiro-ministro defendeu a unidade nacional do país. (da agência Folhapress)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog