quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Reflexão Literária, Manoel Messias Pereira, Sidney Olívio e Tatiane de Souza Silvério

Olha a estante




Olha a estante
lá onde estão os livros
a procura de seus olhos sombrios
loucos pra ter algumas luzes,

Olha a estante
e estabeleça -se
diante  das escritas
lá onde há filosofias,

geografias, histórias, matemáticas
línguas, literaturas, geometrias,
e todos os pensares
num mundo de possibilidades,

olha a estante
e aguçadamente agilize-se
coloque sua memória instituidora
capaz de revelar, interpretar a realidade.

quando o importante
é transformar e mudar a sociedade
para isto reflita sobre todas as escritas
e de forma dialética tome as palavras.


Manoel Messias Pereira

poeta
São José do Rio Preto - SP.


Taiguara




Noticias

te escrevi um bilhete
quase um poema
contando da vida
das coisas perdidas
das queixas do mundo,
mas como vou remeter?
teu endereço é incompleto
talvez proibido
correio não chega
é difícil encontrar!
guardo então na garrafa
rolha comprimida
mas aqui não há mar
aí mar não há
nem rios que se cruzam....
talvez um out door
letras garrafais
mas em que esquina atravessas?
um pombo correio
seria a solução!?
mas a distancia é tão grande
o vento é tão forte
que as asas se quebram.
devo por nos jornal
feito um anúncio?
mas quem lê os classificados?
decido alugar um avião
reproduzo o bilhete
pairo sobre a cidade
e os solto no ar
quem sabe um deles
caia no seu quintal.


Sidnei Olívio

poeta, biólogo e professor

São José do Rio Preto - SP - Brasil


Milton Nascimento



Lei de Newton? Tudo que vai volta!



Demanda: Tudo que vai volta! O que planta dá!

Pensei na congada, refleti sobre a demanda, relembrei diálogos dos mais velhos que sempre disseram - O que se faz aqui se paga! Tu vai colher o que plantar!
Opa, esse é o principio da demanda, a irradiação de fluídos dependerá da energia que se manipula, do que se procura. E a resposta do universo é sempre justa, porque é equilíbrio! A demanda só tem êxito quando a energia empreendida encontra portas abertas para recebê-la!
Devemos equilibrar nosso mundo interior. O uso do espelho busca refletir nossa face interna! E dependendo do que encontra, o reflexo é inevitável! Espíritos sem luz se alimentam das raivas, inveja, rancores, culpas, mágoas, ciúmes, vingança e ódio, sentimentos que ocupam de tal forma a mente, o coração e o próprio espírito das pessoas que se tornam cada vez mais obcecadas, possessivas, ciumentas, invejosas, inseguras, enfim, dependentes de toda sorte dessas influências que aproveitam de situações diversas para provocarem ira, descontrole, briga e desavença!

Quando a demanda consegue atingir seu alvo, esta se favorece da fragilidade e da desatenção e/ou da falta de proteção de uma corrente espiritual forte e acaba provocando um descontrole nem sempre visível no status social, mas que provoca verdadeiros desastres de ordem material, mental e/ou física que podem se estender a suas famílias ou mesmo aqueles mais próximos que são afetados seja pela influência ou pela preocupação, dimensionando assim sofrimentos e infortúnios. Por trás desta negatividade estão os espíritos sem luz irradiando más vibrações para que o efeito da maldade tome efeito e proporções ainda maiores.
E quem alimenta tudo isso? Sem dúvidas, somos nós mesmos: quando não nos protegemos; quando deixamos nosso egoísmo e a sede pela perfeição fluir; quando atropelamos a retaguarda alheia, do outro que não vemos com solidariedade, mas como concorrência; quando somos egocêntricos, intransigentes, controladores, autoritários, mal educados, arrogantes, soberbos, histéricos; quando acreditamos que só há uma verdade, uma coerência, apenas uma forma de ver, ser, pensar e atuar no mundo. Quando acreditamos que somente nossa experiência, dedicação, trabalho e opinião que importam. Quando atropelamos nossa simplicidade de existir e desconsideramos nosso real caminho.

 É triste, mas todos nós estamos suscetíveis a isso, quando cultivamos pensamentos e atitudes negativas. Quando não conseguimos perdoar. Talvez a atitude de ir liberando esses sentimentos possa nos ajudar na libertação das prisões que nós mesmos construímos! Se cultivarmos o que foi desavença tornar-se sintomático, vira doenças psíquicas ou até mesmo físicas. Limpe-se de tudo o que lhe afasta da paz! Meus avós, sempre ensinaram que nosso pior inimigo somos nós mesmos, principalmente quando queremos que aquele que nos fez mal se ferre, eles ensinam que a justiça vem de Deus e que cada um recebe aquilo que planta, seja bom ou ruim! "O ódio é como um ácido que corrói o corpo e a mente de quem o cultiva. Temos que perceber que o ódio que se sente pelo inimigo não o afeta. É bem mais provável que ele esteja seguindo em frente com a vida dele sem nem se lembrar de você". Como disse Nelson Mandela - “Ter ressentimento é como beber veneno e esperar que ele mate seu inimigo", quando na verdade ele vai te matando aos poucos. Livre-se desse mal e busque encarar o ato de perdoar e a superação da dor. Enfrentar o mundo é antes um exercício de enfrentar a nós mesmo, a cada passo temos o compromisso de sermos cada vez melhores e para mim não há outro caminho senão exercício da fé! A paz que reside em nós é a presença de Deus, é proximidade e comunhão com ele! É muito ruim ir morrendo estando vivo!

Não há maior prejudicado do que nós mesmos. Nesse caso o mal se paga com o mal, independente do tempo de vida ou de morte que se possa ter. Para se livrar dessa mal é preciso crer no que é bom, mantendo sempre sua legítima força que provem da fé, do cultivo de pensamentos, atos e palavras positivas, assim conseguirás se isentar de toda força que lhe aprisiona a tristeza, ao sofrimento, a perturbação, a perseguição, a condição de vítimas injustiçadas, incompreendidas, a instabilidade emocional advindas das discórdias, rancores e outros estados de desequilíbrio da mente e do espírito.

Tente a alegria de viver de dentro para fora. Pois demanda, se manda e emana o que se manipula. Prime por emanar luz, por demandar luminosidade, para que o universo responda com paz a seu espírito. Esse exercício não depende da atitude de ninguém, depende somente de nós, do que pensamos e da forma que agimos.  Procure demandar o bem, façamos esse exercício para que possamos evoluir e crescer espiritualmente. Que nossa demanda seja pela paz, pela manipulação de energias positivas que fortaleçam nossa firmeza espiritual. Que possamos buscar a paz, porque onde há luz as trevas não se achegam, somos nós os principais responsáveis pelo caminho de alegria que trilhamos! Falo de alegria, felicidade espiritual, da paz interior, onde a superficialidade e a plástica não se contrapõe a verdadeira face da verdade interna.

Deste modo, quando se cultiva mágoa ressentida e tantas outras coleções de frustrações, estamos suscetíveis e propensos para que a Maldade (força negativa para além da compreensão humana) se instale com sofrimento em nosso ser e deturpe nossa sanidade. Não baixe sua guarda nesse sentido.
ORE. REZE. CANTE. DANCE. CELEBRE. AGRADEÇA.
Aproxime-se de seus protetores e aqueça teu espírito, pois fomos gerados pela vida, pela positividade e pela perfeição do criador! Como disse Chico Xavier, "Quando cada um de nós transformar o próprio coração numa taça de luz, a transbordar a essência divina do amor, aí estaremos palmilhando com segurança a senda da felicidade." Dessa forma a paz vem do coração: “Ame a teu próximo como a ti mesmo e não faça aos outros o que não quer que façam contigo”, assim aprendemos por meio do exemplo de Jesus.

Que tudo o que for positivo seja exercício efetivo em minha vida!

Essas são orientações sintetizadas a partir da infância e extraídas de inúmeros conselhos da família sanguínea, congadeira e estendida, em especial de todas as pessoas que amo e que seguram e que sempre seguraram o rojão comigo ou por mim! Dedico aos nossos anciões “Ferreiras - Vó e Vô”, esteio de nossa comunidade. Que a paz de Deus possa reinar em nossas vidas, que o amor de Jesus se renove a cada dia e que os ancestrais, antepassados, santidades e espíritos iluminados pelo divino espírito santo possam nos ajudar nessa caminhada! Que estamos de portas abertas para o sol iluminar nosso interior! Que nos tornemos, cada vez mais, autores de nossa própria história! Tatiane você “quer um milagre? seja o milagre”!

Por Tatiane de Souza Silvério

Mestre em Educação

São José do Rio Preto _SP


Congada Chapéus de fitas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog