quarta-feira, 12 de março de 2014

Centenário de Abdias do Nascimento no Rio de Janeiro


CIDADANIA E JUSTIÇA

Centenário de Abdias Nascimento terá ampla programação no Rio

Celebração

Seminário, mesa redonda e performances artísticas, fazem parte da programação em homenagem ao ícone do combate ao racismo no Brasil

por Portal Brasil

Ministra discursa no Conselho de Direitos Humanos da ONU
Secretaria lança Manual de Práticas de Igualdade no trabalho
Salvador e Rio de Janeiro propõem cotas raciais no serviço público
O Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro) organizou para esta sexta-feira (14), no Rio de Janeiro, uma ampla programação alusiva ao centenário de Abdias Nascimento, um dos maiores defensores da defesa da cultura e igualdade para as populações afrodescendentes no Brasil. A cerimônia de abertura será às 14h, no Centro Cultural Ação da Cidadania, na Rua Barão de Tefé, 75, Saúde, Região Portuária, e contará com a presença da ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros. O roteiro completo da atividade pode ser consultado no site.

Sob o título “Os ancestrais do Valongo - Centenário de Abdias Nascimento”, a atividade inclui a mini-exposição “Abdias Plural e Único”, apresentações musicais de Nilze Carvalho e Regional Saci Chorão, além de recital de poesias do homenageado, ícone da luta contra o racismo no Brasil.

Às 15h, haverá um seminário com participação de Wande Abimbola, expoente e estudioso da tradição de Ifá, ex-reitor da Universidade Obafemi Awolowo, Ile Ife, Nigéria, fundador do Instituto do Legado de Ifá; Olabiyi Yai, pesquisador, autoridade cultural, ex-embaixador da República de Benin; ex-presidente do Conselho Executivo da Unesco. A fala de Abimbola será seguida de uma mesa redonda com Anani Dzidzienyo (Universidade Brown, EUA), Kabengele Munanga (USP), Sueli Carneiro (Geledés), e Leda Maria Martins (UFMG).

A programação inclui ainda um cortejo para o Cais do Valongo, às 18h, cerimônia interreligiosa, orações e oferendas nas tradições orais brasileiras e africanas – com convidados internacionais e autoridades do candomblé, umbanda, povos indígenas, ciganos, tradição de ifá, além de homenagem aos ancestrais do Valongo. Em seguida haverá apresentações artísticas, entre elas: ‘Tributo a Abdias’ (Terno de Cambraia); ‘As Quebradas contam Abdias’ (Universidade das Quebradas, PACC / UFRJ); ‘Abdias Exu nas trilhas griôs do quilombismo’ (Ponto de Cultura Ipeafro Griô Abdias Nascimento).

Serviço
Os ancestrais do Valongo - Centenário de Abdias Nascimento
Local: Centro Cultural Ação da Cidadania (Docas Dom Pedro II), Rio de Janeiro
Quando: 14/03/2014

Fonte:
Portal da Igualdade

Reportar erro
registrado em: Igualdade racial  Abdias Nascimento  Ipeafro  Portal da Igualdade Centenário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog