segunda-feira, 17 de março de 2014

Eleições na Guiné-Bissau adiada mais uma vez


Fonte de Bissau avança ao Expresso que a televisão pública está parada há três meses e que os deputados não recebem.
Manuela Goucha Soares

Imagem de uma rua de Bissau AFP



As eleições na Guiné-Bissau deviam realizar-se no próximo domingo, mas foram adiadas pela terceira vez. O acto eleitoral está agora agendado para 13 de abril.

Os sucessivos adiamentos têm provocado um enorme mal-estar entre a população, que aguarda por uma definição da situação política que garanta o regresso do normal funcionamento das instituições.

Uma fonte de Bissau disse ao Expresso que os "deputados estão sem ordenado há três meses, os funcionários públicos também e a televisão pública está parada há mais de três meses devido a sucessivas greves e reivindicações" dos trabalhadores.

O ano escolar só está a decorrer com alguma normalidade porque o "Banco Mundial está a financiar os salários dos professores", na sequência da intervenção de Ramos Horta, representante do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Guiné-Bissau.

No final de fevereiro, o Conselho de Segurança das Nações Unidas pediu para os atores sociais e políticos de Guiné-Bissau e a comunidade internacional redobrarem os  "esforços para que o país possa estar preparado para a realização das eleições, que foram adiadas mais uma vez".

O Conselho manifestou "preocupação com os atrasos contínuos nas eleições legislativas e presidenciais". "Esses atrasos têm um impacto negativo sobre o bem-estar social e econômico do país, na segurança nacional, que já é frágil, e na situação humanitária e dos direitos humanos na Guiné-Bissau", alertou o Conselho em nota de imprensa.

Palavras-chave Guiné-Bissau

Fonte:
Ler mais: http://expresso.sapo.pt/eleicoes-na-guine-bissau-adiadas-mais-uma-vez=f860728#ixzz2w90ApvjP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog