sexta-feira, 14 de março de 2014

Fatos Históricos importantes do dia 14 de março

poeta Castro Alves


Em 14 de março de 1847 - Nasceu Antonio Castro Alves, o poeta que narrou em seus poemas as dores das pessoas escravizadas no Brasil . Conhecido hoje como o poeta dos Escravos.
Nadeja Kruspkaia
Em 14 de março de 1869 - Nasceu em São Petersburgo Nadeja Kruspskaia, lider comunista, jornalista e futura companheira de Vladmir Ilith Ulianov o Lênin.
Karl Marx



Em 14 de março de 1883 - Falece Karl Marx, o maior pensador do século XIX, autor do Manifesto Comunista, juntamente com Friedrich Engels.
Abdias do Nascimento


Em 14 de março de 1914 - Nasce Abdias do Nascimento, ativista social, professor, antropólogo, poeta, ex-deputado, Senador da República, criador do TEN - Teatro Experimental do Negro, filho de Santo, Um dos ícones da cultura negro no Brasil.E hoje o Centenário de Abdias do Nascimento.
Gregório Bezerra
Giocondo Dias
Graciliano Ramos
Em 14 de março de 1936 - Desembarcaram no Rio de Janeiro 116 presos políticos, participantes dos acontecimentos do Nordeste, dentre eles Gregório Bezerra, Giocondo Dias e Graciliano Ramos, sendo encaminhados para a Casa de Detenção.
Dr. Jose Liberato Caboclo
Em 14 de março de 1938 - Nasceu Jose Liberato Caboclo, ex-deputado federal pelo PDT, e ex-prefeito Municipal de São José do Rio Preto-SP, professor da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto-SP, doutor em Cirurgia. Como prefeito fez um mandato voltado para as causas sociais, foi o Edil que mais creche organizou na cidade além do Leve Leite, recebeu o Prêmio da Unicef como o Prefeito Amigo das Crianças.
Em 14 de março de 1956 - Início do Congresso do PCUS com a apresentação do Relatório de Khrushchev contendo as denúncias de crimes de Josef Stalin. E adoção da linha imposta por Khrushchev, a da solução pacífica de transição para o socialismo, fato que geraram uma série de mudanças no PCB.
Fernando Augusto de Santa Cruz
Em 14 de março de 1971 - Um carcereiro de nome Marechal, informava a mãe de Fernando Augusto Santa Cruz, um revolucionário brasileiro, que havia desaparecido em fevereiro de 1971, que ele estava no cárceres do I Exercito. E lá foi deixado comidas e roupas, mas tudo não passou de um engano, para o desespero de dona Elzita, que na oportunidade havia escrito para o Marechal Juarez Távora e para os generais Golbery do Couto e Silva e Eduardo D'Avila Melo, procurando por seu filho. A verdade é que o tal Mal, que havia informado a mãe era apenas um torturador do CODI/DOI, que usava nome falso. E até hoje procura-se Fernando Augusto de Santa Cruz. Mais um crime praticado pelo Estado Brasileiro na sua ação fascista.
Ismael Silva


Em 14 de março de 1978 - Falece o compositor brasileiro Ismael Silva
Joan Baéz



Em 14 de março de 1988 - A cantora norte -americana Joan Baéz recebe a Medalha da Paz pela cidade de Verdum, por sua militância Pacífica.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog