terça-feira, 4 de março de 2014

Fatos Históricos importantes do dia 4 de março

Revolta dos  Malês


Em 4 de março de 1835 - é deferido pela Regência o pedido de deportação dos africanos libertos envolvidos na Revolta dos Males na noite do dia 24 e 25 de janeiro de 1835.
Tchaikovsky Pytor
Balé do Lago do Cisne


Em 4 de março de 1877 - Estreia o balé "O Lago dos Cisnes" de Tchaikovsky Pytor no teatro Bolchoi em Moscou.
Tancredo Neves


Em 4 de março de 1910 - Nasceu em São João Del Rey - MG, Tancredo Neves, advogado, industrial, administrador, foi vereador, deputado estadual, deputado federal, Ministro da Justiça, Presidente do Banco Nacional de desenvolvimento, Primeiro Ministro de João Goulart. E em 1985 presidente eleito em janeiro de 1985, mas adoeceu no dia da posse e acabou falecendo em 21 de abril de 1985. O poder Executivo foi exercido pelo Dr. José Sarney.
Vladimir Ilitch Ulianov - Lênin


Em 4 de março de 1919 - No I Congresso da Internacional Comunista, Lênin apresenta o Informe sobre a Democracia Burguesa e a Ditadura do Proletariado.
Tiortr Kropotkin
Em 4 de março de 1920 - O anarquista Piortr Kropotkin escreveu uma carta para Vladimir Ilich Ulianove o Lênin. E nesta oportunidade o teórico anarquista denuncia a forte burocracia que ocorria na Rússia soviética e todos os problemas que isto estava causando. E fez a proposta o fomento de uma ampla participação das massas na vida política. Pois na carta ele contesta a Ditadura do proletariado afirmando que este socialista seria transformado numa maldição, como o conceito de igualdade na França. E encerra a carta, dizendo com camaradagem e carinho. E Lênin nunca respondeu essa carta.
Miriam Makeba


Em 4 de março de 1934 - Nasceu em Township na Africa do Sul Miriam Makeba cantora sul africana.
Pablo Neruda


Em 4 de março de 1945 - O poeta Pablo Neruda elege-se Senador no Chile
Em 4 de março de 1951 - O Partido Comunista Brasileiro - PCB organiza comício contra o envio de soldados brasileiros para a guerra da Coréia.
Lino Guedes


Em 4 de março de 1951 - Faleceu em São Paulo o poeta brasileiro,  Lino Guedes (estrela da diáspora africana).
João Pedro Teixeira
Marcha da Liga Camponesa


Em 4 de março de 1963 - Fazendeiros mandam matar João Pedro Teixeira - presidente da Liga Camponesa de Sapé - PB
Gabriel Pensador


Em 4 de março de 1974 - Nasceu Gabriel Contino, conhecido como Gabriel Pensador, poeta rapper, escritor, empresário, cantor e compositor brasileiro natural do Rio de Janeiro.


Em 4 de março de 2012 - A Associação dos Remanescentes de Quilombo do Rio dos Macacos registrou boletim de ocorrência policial, quando o quilombola Orlando Oliveira sofreu uma tentativa de homicídio feito por oficiais da Marinha Brasileira. Além de disparar  reafirmaram que voltariam para matar Orlando Oliveira morador da Comunidade Quilombola do Rio dos Macacos, conforme o Dossiê do Senado Da República Federativa do Brasil. Pelo visto parte das Forças Armadas continuam utilizar o crime como ação de Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog