quarta-feira, 5 de março de 2014

Fatos Históricos importantes do dia 5 de março

Heitor Villa Lobos


Em 5 de março de 1887 - Nasceu no Rio de Janeiro o compositor brasileiro Heitor Villa Lobos.
foto Chu En Lai e sua esposa Deng Yong Chao
Em 5 de março de 1898 - Nasceu o lider comunista chinês Chu En - Lai.
Osvaldo Vitalino - o Paderinho



Em 5 de março de 1927 - Nasceu o compositor Osvaldo Vitalino, o Paderinho da Mangueira.
1936 - A prisão de Prestes e Olga
05/03/2008 - 05:00 | Enviado por: Ana Paula Amorim

Jornal do Brasil: Sexta-feira, 6 de março de 1936
O ex-capitão do exército Luis Carlos Prestes e sua mulher, procurados desde novembro de 1935 quando se deu o golpe contra o regime conhecido como a Intentona Comunista, foram presos depois de uma armação da Polícia.

A princípio existia a dúvida se Prestes encontrava-se no Brasil até serem efetuadas as prisões do agente do Komintern, Harry Berger, e do secretário do Partido Comunista, Adalberto Fernandes.

Através dos documentos e cartas encontrados em poder de ambos, dissiparam-se todas as dúvidas de que o lider vermelho tivesse se ausentado do Brasil. O local onde se encontrava, porém, era ignorado.

Logo após as autoridades policiais foram informadas de que chegara ao Brasil, em missão especial do Komintern para um entendimento com Prestes, o agente norte-americano Vitor Allan Baron.

Policiais efetuaram sua prisão, conduzindo-o para a Delegacia de Ordem Política e Social. Em todos os interrogatórios a que foi submetido negou-se a indicar o paradeiro de Prestes. O Capitão Miranda interrogou-o habilmente, ao levá-lo para jantar em um restaurante, e conseguiu finalmente a informação que precisava. Luis Carlos Prestes encontrava-se nesta capital, vivendo na clandestinidade com a sua mulher Olga Benário, de nacionalidade alemã, no endereço Rua Honorio, casa no. 270, Cachambi.

Vitor Allan Baron, preso na Seção de Segurança Política, ao se certificar que Prestes tinha sido realmente preso, correu da sala onde se achava até a varanda e precipitou-se no vácuo, caindo no pátio interno e sofrendo gravíssimas lesões.
Prestes foi removido para o quartel da Polícia Especial e Olga ficou detida na Delegacia de Ordem Política e Social.

O cão policial entrega seu dono

o cão policial de Prestes
Um cão policial que pertencia a Prestes fora apreendido na casa de Berger. Conduzido por um investigador, o cão foi solto ao surgir o vulto de um homem na sala do prédio suspeito. Os sinais de alegria do cão tiraram as dúvidas dos policiais de que aquele homem era o seu dono, o qual foi cercado e recebeu voz de prisão. Meses depois Olga, grávida, foi entregue pelas autoridades brasileiras ao regime nazista da Alemanha, onde foi executada.
A filha do casal, Anita Leocádia Prestes, nascida em um campo de concentração, foi resgatada por sua avó paterna, após intensa campanha internacional.

Em 5 de março de 1936 - Luis Carlos Prestes e Olga Benário foram presos no Rio de Janeiro, na Rua Honório n.272 no Meier.
Victor Alan Baron

Em 5 de março de 1936 - A policia informa sobre o suicídio de Victor Alan Baron, assim que soube da prisão de Luis Carlos Prestes.
Em 5 de março de 1948 - A UNE forma a Comissão Estudantil em Defesa do Petróleo é Nosso
Josef Stalin



Em 5 de março de 1953 - Faleceu Josef Stalin - Secretario Geral do Partido Comunista da União Soviética.
Aristélio Travasso de Andrade
Em 5 de março de 2010 - Faleceu Aristelio travasso de Andrade, jornalista, militante comunista, fundador da Revista Placar, Superintendente de Comunicação da Petrobrás, Diretor da TV Serra Mar, vítima do câncer.


Em 5 de março de 2010 - No Supremo Tribunal Federal na parte da manhã decorreu a discussão sobre vagas na Universidade o chamado contraditório entre os defensores das políticas de reservas de vagas com base na Constitucionalidade e Inconstitucionalidade. E na parte da Tarde houve apresentações das experiências das Universidades Públicas nas reservas de vagas como Ação Afirmativa. E a Associação dos Juízes Federais expôs como estão julgando o Conflito decorrente da aplicação destas medidas.
Hugo Chaves
Em 5 de março de 2013 - Faleceu o presidente da Venezuela Hugo Chaves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog