quarta-feira, 12 de março de 2014

Oficinas de ilustrações, histórias e ecologia com a escritora Margarida Botelho no Barreiro -PT


O Auditório Municipal Augusto Cabrita (AMAC), no Barreiro, vai receber um programa dedicado aos mais novos com três actividades de participação gratuita dinamizadas por Margarida Botelho. Entre Março e Abril, a escritora vai dirigir oficias de ilustração, histórias e ecologia para crianças e jovens.

As actividades têm início a 23 de Março, domingo, com a realização de duas oficinas: "Viagens de Ida e Volta", às 14h30, e "Viagens do Princípio ao Fim", às 17h00. As sessões vão ser dedicadas à ilustração, às histórias e à ecologia e estão inseridas na programação do "Mês do Teatro".

A 6 de Abril, domingo, realiza-se o ateliê "Yara Conta a Sua História", a partir das 11h00. A oficina é inspirada na história do livro "Yara-Iara", de Margarida Botelho e fotografia de Mário Rainha Campos. Todas as actividades com a escritora têm entrada gratuita, mediante inscrição prévia.

Programação:
23 Março | domingo | das 14h30 às 16h30
"Viagens de Ida e Volta"
Oficina de ilustração, histórias e ecologia | Galeria Azul | AMAC
Público-alvo: crianças e jovens dos seis aos 12 anos
Duração: 2 horas
Limite: 15 inscrições

Sinopse:
De quantas imagens é feita uma ideia?
Como posso ilustrar uma ideia, uma intenção e um manifesto?
Oficina de exploração plástica e consciência ecológica a partir da criação de ideias individuais e colectivas dentro da exposição e do livro Yara-Iara.

23 Março | domingo | das 17h00 às 19h00
"Viagens do Princípio ao Fim"
Oficina de ilustração e histórias e ecologia | AMAC

Duração: 2 horas
Público-alvo: jovens dos 13 e os 17 anos
Limite: 15 inscrições

Sinopse:
De quantas palavras é feita uma ideia?
Como posso escrever uma ideia, uma intenção e um manifesto?
Oficina de escrita criativa e consciência ecológica a partir da criação de ideias individuais e colectivas dentro da exposição e do livro Yara-Iara.

6 Abril | domingo | das 11h00 às 12h00
Ateliê "Yara Conta a Sua História"
Dinamização da história do livro "YARA-IARA" à venda no AMAC, pelo valor de 10 euros

Público-alvo: Famílias com crianças entre os 2 e os 5/6 anos
Limite máximo: 15 crianças acompanhadas

Sinopse:
A história da Yara-Iara contada pela autora como se fosse uma viagem em família. Deixaremos a cidade do Barreiro bem cedinho para chegarmos à Floresta Amazónia. Iremos de barco espreitando as surpresas que se escondem atrás das árvores. Levaremos os olhos bem abertos para registarmos as pequenas grandes coisas!


"Recorde-se que Margarida Botelho e Mário Rainha Campos estiveram na aldeia indígena de Kararaô, no Estado do Pará, em 2012, a desenvolver um trabalho, no âmbito do projecto 'Encontros'", explica a autarquia do Barreiro. "Os dois arte-educadores deslocaram-se a este local isolado e trabalharam com 15 crianças, dos quatro aos 12 anos, no sentido de perceber a sua sensibilidade estética, e qual a sua relação com a natureza, através dos seus desenhos", acrescenta.


O trabalho foi desenvolvido em várias aldeias indígenas da Amazónia que "estavam ameaçadas pela construção da central hidroeléctrica de Belo Monte, provocando a deslocação de muitas comunidades indígenas, num período de conflito ambiental e social".


Informações e inscrições:
Contactos: 212 147 410/11
Endereço electrónico: bilheteira@cm-barreiro.pt

Fotos: © CMBarreiro
Redacção





Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog