sexta-feira, 7 de março de 2014

Reflexão Literária - Cecilia Meirelles, Wally Salomão e Manoel Messias Pereira

Cecilia Meirelles



LEILÃO DE JARDIM


Quem me compra um jardim com flores?
Borboletas de muitas cores,
lavadeiras e passarinhos,
ovos verdes e azuis nos ninhos?

Quem me compra este caracol?
Quem me compra um raio de sol?
Um lagarto entre o muro e a hera,
uma estátua da Primavera?

Quem me compra este formigueiro?
E este sapo, que é jardineiro?
E a cigarra e a sua canção?
E o grilinho dentro do chão?

(Este é o meu leilão.)

Cecília Meirelles

poetisa
Rio de Janeiro-RJ




Wali Salomão


Devenir, devir

Término de leitura
de um livro de poemas
não pode ser o ponto final.

Também não pode ser
a pacatez burguesa do
ponto seguimento.

Meta desejável:
alcançar o
ponto de ebulição.

Morro e transformo-me.

Leitor, eu te reproponho
a legenda de Goethe:
Morre e devém

Morre e transforma-te.   

Wally Salomão

poeta
Jequié - BA


Caetano Veloso



Manoel Messias Pereira

O Mundo

Com meu olhar
não vou apenas reparar
o mundo todo
construído sobre  suores,
de meus antepassados,
mas vamos gravar
fundo, muito fundo,
todo o mundo
e oferecer as nossas canções
as nossas orações
as nossas cantigas
e as nossas mandingas.
Com meu olhar
não é apenas reparar,
o mundo todo
mas estabelecer-se e transformar
inocular os pesadelos
restabelecer os sonhos
poetizar a terra,
sensivelmente
existencialmente,
sem perder o tempo
sem esquecer do vento
Que sopra sempre
liricamente, sempre.
Culturalmente. . .


Manoel Messias Pereira

poeta
São José do Rio Preto - SP





Maria Bethânia



Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog