quinta-feira, 6 de março de 2014

Vacinas contra HPV para as adolescentes brasileiras

Vacina contra HPV

No período de 10 de março a 10 de abril, acontece  a Campanha de Vacinação contra o HPV, que tem caráter nacional. HPV é a sigla em inglês para papilomavírus humano, que infecta a pele ou as mucosas, sendo responsável por grande parte dos casos de câncer de colo de útero e de verrugas genitais.
A vacina é eficaz para a prevenção de 98% do câncer de colo de
útero e de 100% em relação ao aparecimento de verrugas genitais. Sua eficácia é comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual, mas não elimina o uso de camisinha nas relações sexuais.

A meta em  é vacinar 80% da população-alvo, em 2014 as adolescentes com 11, 12 e 13 anos. Em 2015 serão vacinadas garotas com 9, 10 e 11 anos. Em 2016, meninas com 9 anos de idade. Os meninos não serão incluídos na vacinação, porque estudos indicam que eles são protegidos indiretamente com a vacinação das pessoas do sexo feminino.
A estratégia do Ministério da Saúde é realizar a vacinação nas escolas.

E já estão sendo realizadas reuniões com os coordenadores dos estabelecimentos de ensino para explicar a campanha e a importância da vacina. O próximo passo é o agendamento de reuniões com os pais, nas escolas, para apresentação informações sobre a vacinação e pedido de autorização para vacinar.
Ainda serão ministradas vacinas nas unidades de saúde para adolescentes que estudam em fora do município. Para tomar a vacina, basta comparecer nas unidades com documentos e acompanhadas de um responsável legal. A vacina tem eficácia de 20 anos. Serão aplicadas três doses, uma neste primeiro momento da campanha, entre os meses de março e abril, outra após seis e a terceira 60 meses após a administração da primeira dose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog